Sim, leu bem o título deste artigo. A partir de agora, pode ter uma conta bancária sediada no Reino Unido, gratuitamente e sem sair do seu lugar.

O Revolut apresenta-se como uma alternativa digital à banca tradicional, particularmente por não cobrar taxas em operações de pagamento de compras, transferências nacionais ou internacionais e taxas de câmbio. Esta é, aliás, a sua característica mais apreciada pelos viajantes, o facto de permitir fazer compras ou transferências de dinheiro entre diferentes divisas, sem cobrar taxas (exceto ao fim de semana).

 

O que é o Revolut?

A Revolut é uma startup britânica que ambiciona revolucionar o sistema bancário, tornando-o mais transparente. Permite a criação e carregamento de uma conta, com a qual pode fazer pagamentos de compras online e em países estrangeiros. A maior vantagem apontada é a transparência nos câmbios, e o facto de não cobrar comissões.

Funciona através de uma aplicação que se instala no telemóvel. É através dessa aplicação que irá poder realizar os pagamentos ou transferências que desejar, após a criação de um cartão virtual. Caso pretenda um cartão de débito em formato físico, de forma a poder realizar pagamentos da forma tradicional, pode requerer na aplicação um cartão da rede visa, sem custos.

 

Como funciona?

Para criar uma conta no Revolut deve começar por descarregar a aplicação para o seu telemóvel, seja Android ou iOS. É a partir da mesma que pode criar e gerir a sua conta.

 

Vantagens e desvantagens do Revolut

Vantagens:

  • Facilidade na criação da conta e de cartão virtual,
  • Rapidez na emissão de cartão físico (prazo de poucos dias), que é gratuito,
  • Carregamento da conta gratuito, se a partir da associação de um cartão de débito,
  • Possibilidade de conversão do seu saldo para uma das 25 moedas suportadas na aplicação, à taxa de câmbio real,
  • Realização de pagamentos no estrangeiro sem pagar taxas ou comissões,
  • A app permite bloquear e voltar a desbloquear o cartão de imediato, em caso de perda por exemplo, bem como escolher ou alterar o código PIN do cartão,
  • Transferências imediatas entre contas Revolut.

Desvantagens:

  • Limites nos valores de levantamentos sem pagamento de taxas, de 200 euros nas contas gratuitas e de 400 euros nas contas Premium. A partir destes valores é cobrada uma taxa de 2%,
  • O carregamento através de cartão de crédito tem custos associados,
  • No caso de carregamento através de transferência bancária, o valor só fica disponível após 3 dias, e podem também ser cobradas taxas pela transferência internacional.