Alguns dos nossos clientes que quiseram mudar de contabilista, acharam que era um processo complicado e muito burocrático. Mas não tem que ser!

Assumindo que pretende trabalhar com a nossa equipa, o processo é simples e rápido. Ao longo deste artigo respondemos a algumas questões que foram as dúvidas dos nossos clientes.

  • Em primeiro lugar deverá comunicar com o seu atual contabilista a intenção de alteração da responsabilidade contabilística e fiscal da sua empresa e ao mesmo tempo combinar junto do colega a data da cessação dos serviços.
  • Posteriormente deverá comunicar com a nossa equipa a adjudicação da proposta apresentada e de seguida combinar a data de início dos serviços, assim como facultar os dados do anterior contabilista de forma a que possamos cumprir com o artigo 74.º, n.º 2 dos Estatutos da Ordem dos Contabilistas Certificados. Não havendo oposição do colega, o nosso gabinete poderá assumir a responsabilidade técnica.

A partir deste momento, ambos os contabilistas estarão em contacto permanente de forma a que a transição seja simples e com toda a comodidade.

Questões mais frequentes

Posso mudar de contabilista em qualquer altura?

Sim. Existe por vezes, a sensação que a melhor altura é no início do ano, todavia não tem de ser necessariamente assim, uma vez que, hoje, os softwares de contabilidade exportam um ficheiro (SAFT-T Contabilidade) no qual qualquer contabilista certificado possui a informação de todos os lançamentos contabílisticos, apuramentos, etc. Alertamos que caso pretenda mudar a sua contabilidade no início do ano, o contabilista certificado anterior terá de enviar, obrigatoriamente, as declarações fiscais, as demonstrações finaceiras e os seus anexos do ano anterior (de acordo com o artigo 72.º, n.º 2 dos Estatuos da Ordem dos Contabilistas Certificados).

Mudar de contabilista, existe algum custo associado?

Não. O simples facto de mudar de contabilista não trás qualquer custo associado.

Quanto tempo leva o processo de transferência/mudança de contabilista?

A mudança é relativamente rápida. No entanto, poderá haver alguma(s) declaração(ões) por finalizar durante aquele mês ou trimestre que terá de ser realizado pelo contabilista anterior. Ao mesmo tempo, o contabilista anterior possui um prazo máximo de 60 dias para a entrega dos documentos à entidade a quem prestou serviços (art. 15.º, n.º 1 do Código Deontológico dos Contabilistas Certificados).

Pretendo baixar avença da contabilidade. Qual é o vosso melhor valor?

Estamos no mercado para acrescentar valor ao nosso parceiro. Se a razão da mudança é apenas baixar avença, então somos claros ao afirmar “continue onde está”, pois o problema não está no seu contabilista.

De forma honesta e correcta, um potencial cliente quando nos procura ou porque foi referenciado por um dos nossos clientes ou encontra-se disponível para “ouvir” as razões para ser nosso cliente, tais como, por exemplo, a forma de atendimento, a proximidade, olhamos para o seu negócio, de que forma podemos ajudá-lo(a) a criar um negócio sustentável e próspero.

Curioso?

Agende connosco uma reunião, sem qualquer compromisso. Ficamos à sua espera. Até já!