Nos últimos dias temos lido em alguns orgãos de comunicação social, que alguns utilizadores de Multibanco (na verdade ATM) estariam a pagar comissões… Ora bem com este artigo, explicamos-lhe a diferença entre Multibanco e ATM.

Qual é a polémica?

É comum chamar multibanco a qualquer caixa automática da rede SIBS. No entanto, há em Portugal outras ofertas. É o caso da rede ATM, da empresa Euronet Worldwide, que tem sido, nas últimas semanas, alvo de polémica após o jornal Sol ter noticiado que a rede cobra taxas nos levantamentos.

O que é a ATM da Euronet?

Fundada na Hungria em 1994, a rede Euronet destina-se principal a turistas e outros estrangeiros, sendo que pretende facilitar a realização operações bancárias a detentores de contas estrangeiras. São possíveis três operações: transferências, sistema de pré-pagamentos e levantamentos. Dado o público-alvo, são mais comuns em locais como aeroportos e nas maiores cidades do país.

Porque é que são cobradas comissões?

As comissões são cobradas pela Euronet porque os levantamentos são realizados a crédito. A Deco explicou ao Jornal Económico que cartões de débito não têm este problema. Existe, sim, no caso de cartões duais: quando há a opção de levantamento a débito ou a crédito (cash advance), a opção standard é a de crédito (na SIBS, é o débito), o que explica as taxas. Estas são variáveis consoante as condições da conta e do banco de cada utilizador.

Quanto se paga por levantamento no ATM?

De acordo com alguns testemunhos, a comissão no ATM varia. Poderá ser 10, 15 ou 20€.