A contabilidade é uma obrigação, tornando-a numa mais-valia para o presente e futuro de qualquer empresa. Mas saber quanto custa um contabilista é uma pergunta cuja resposta não pode ser assim tão simplificadamente dada.
É preciso ter em conta várias variáveis e fatores, sendo a dimensão da empresa e o número de faturas e outros documentos processados mensalmente os mais conhecidos.
E lembre-se que nem sempre o mais barato é o melhor. E no campo da contabilidade isto é ainda mais importante, porque se está a lidar com impostos, códigos, regras e leis que, não sendo devidamente cumpridos ou respeitados, pode trazer grande prejuízo para a empresa.
Então, o que ter em conta para saber quanto custa um contabilista?
Como indicamos, saber quanto custa um contabilista depende de vários fatores:
- Serviço ou tipo de empresa
- Tipo de sociedade
- Valor da faturação anual
- Número de trabalhadores
- Número de documentos mensais
- Tipo de serviço requisitado
Como tal, só sabendo todas as características destas condicionantes poderemos dar-lhe um orçamento mais adequado.
Serviços prestados por um contabilista
Os profissionais certificados da Contar Mais têm muitos anos de experiência em matérias contabilísticas e fiscais bem como administrativas. Seremos sempre uma mais-valia para a sua empresa.
Pode contar connosco para os mais diversos serviços:
- Contabilidade geral
- Contabilidade analítica
- Serviços administrativos
- Consultoria fiscal e de gestão e respetivo acompanhamento
- Mapas e obrigações fiscais
- Gestão de Recursos Humanos
- Recuperação de empresas
- Apoio em situações de endividamento
- Elaboração de Projetos IEFP e outros programas do Governo ou União Europeia
- Recuperação de todo o tipo de contabilidades
- Escrituração dos livros obrigatórios
- Análises e relatórios periódicos
- Preenchimento e entrega das declarações fiscais
- Aconselhamento e responsabilidade do Contabilista Certificado
- Entrega de declarações e pagamento de impostos
Além disso, um contabilista certificado pode ainda:
- Planificar, organizar e coordenar a execução da contabilidade respeitando todos os princípios contabilísticos e as diretrizes das entidades reguladoras;
- Assumir a responsabilidade pela regularidade técnica nas áreas fiscal e contabilística dos clientes;
- Assinar com o representante legal dos clientes, as respetivas demonstrações financeiras e declarações fiscais;
- Intervir, em representação dos sujeitos passivos, por cujas contabilidades sejam responsáveis;
- Desempenhar funções de perito pelos tribunais ou por outras entidades públicas ou privadas.
Vantagens em ter um Contabilista Certificado
Por isso, a pergunta que deve colocar não é quanto custa um contabilista, mas sim quanto é que a sua ajuda pode valer para a minha empresa?
Um contabilista certificado tem um ser uma pessoa da sua total confiança, pois será um apoio fundamental na gestão de qualquer empresa. Mantém a escrita contabilística em dia, e ajuda até na gestão diária.
Ademais, o contabilista eleito também pode ajudar a escolher o melhor regime fiscal, fazendo-o, inclusivamente, poupar tempo e dinheiro – afinal há diferentes tipos de empresa e diferentes enquadramentos.
Sem esquecer ainda que um contabilista certificado é um auxiliar de gestão, ajudando em questões de tesouraria, decisões de contratações, dispensas de pessoal, apoio na contratação de créditos bancários, incluindo garantias e cauções, ou noutros instrumentos financeiros de investimento.
Mais do que um mero prestador de serviços, um contabilista certificado é um pilar base que ajuda a sustentar a sua empresa, para que a possa levar sempre rumo ao sucesso e ao encontro dos seus objetivos.