A contabilidade é uma obrigação, tornando-a numa mais-valia para o presente e futuro de qualquer empresa. Mas saber quanto custa um contabilista é uma pergunta cuja resposta não pode ser assim tão simplificadamente dada.

É preciso ter em conta várias variáveis e fatores, sendo a dimensão da empresa e o número de faturas e outros documentos processados mensalmente os mais conhecidos.

E lembre-se que nem sempre o mais barato é o melhor. E no campo da contabilidade isto é ainda mais importante, porque se está a lidar com impostos, códigos, regras e leis que, não sendo devidamente cumpridos ou respeitados, pode trazer grande prejuízo para a empresa.

Então, o que ter em conta para saber quanto custa um contabilista?

Como indicamos, saber quanto custa um contabilista depende de vários fatores:

  • Serviço ou tipo de empresa
  • Tipo de sociedade
  • Valor da faturação anual
  • Número de trabalhadores
  • Número de documentos mensais
  • Tipo de serviço requisitado

Como tal, só sabendo todas as características destas condicionantes poderemos dar-lhe um orçamento mais adequado.

Serviços prestados por um contabilista

Os profissionais certificados da Contar Mais têm muitos anos de experiência em matérias contabilísticas e fiscais bem como administrativas. Seremos sempre uma mais-valia para a sua empresa.  

Pode contar connosco para os mais diversos serviços:

  • Contabilidade geral
  • Contabilidade analítica
  • Serviços administrativos
  • Consultoria fiscal e de gestão e respetivo acompanhamento
  • Mapas e obrigações fiscais
  • Gestão de Recursos Humanos
  • Recuperação de empresas
  • Apoio em situações de endividamento
  • Elaboração de Projetos IEFP e outros programas do Governo ou União Europeia
  • Recuperação de todo o tipo de contabilidades
  • Escrituração dos livros obrigatórios
  • Análises e relatórios periódicos
  • Preenchimento e entrega das declarações fiscais
  • Aconselhamento e responsabilidade do Contabilista Certificado
  • Entrega de declarações e pagamento de impostos

Além disso, um contabilista certificado pode ainda:

  • Planificar, organizar e coordenar a execução da contabilidade respeitando todos os princípios contabilísticos e as diretrizes das entidades reguladoras;
  • Assumir a responsabilidade pela regularidade técnica nas áreas fiscal e contabilística dos clientes;
  • Assinar com o representante legal dos clientes, as respetivas demonstrações financeiras e declarações fiscais;
  • Intervir, em representação dos sujeitos passivos, por cujas contabilidades sejam responsáveis;
  • Desempenhar funções de perito pelos tribunais ou por outras entidades públicas ou privadas.

Vantagens em ter um Contabilista Certificado

Por isso, a pergunta que deve colocar não é quanto custa um contabilista, mas sim quanto é que a sua ajuda pode valer para a minha empresa?

Um contabilista certificado tem um ser uma pessoa da sua total confiança, pois será um apoio fundamental na gestão de qualquer empresa. Mantém a escrita contabilística em dia, e ajuda até na gestão diária.

Ademais, o contabilista eleito também pode ajudar a escolher o melhor regime fiscal, fazendo-o, inclusivamente, poupar tempo e dinheiro – afinal há diferentes tipos de empresa e diferentes enquadramentos.

Sem esquecer ainda que um contabilista certificado é um auxiliar de gestão, ajudando em questões de tesouraria, decisões de contratações, dispensas de pessoal, apoio na contratação de créditos bancários, incluindo garantias e cauções, ou noutros instrumentos financeiros de investimento.

Mais do que um mero prestador de serviços, um contabilista certificado é um pilar base que ajuda a sustentar a sua empresa, para que a possa levar sempre rumo ao sucesso e ao encontro dos seus objetivos.