A Chave Móvel Digital (CMD) é um meio de autenticação e assinatura digital criado e certificado pelo Estado português, para aceder e agilizar diversos procedimentos. Como tal, permite ao utilizador aceder a vários portais públicos ou privados, e até assinar documentos digitais, com um único login.

Com este código é possível associar um número de telemóvel ao número de identificação civil para um cidadão português, e o número de passaporte ou título/cartão de residência para um cidadão estrangeiro.

Assim, de forma simples e segura, temos um meio de autenticação em vários sites, apenas com um número de telemóvel e um PIN de 4 dígitos. Veja como pedir e ativar a sua.

Como pedir a Chave Móvel Digital

A CMD pode ser solicitada através da internet, no site Autenticação.gov.pt. Basta aceder à área da “Chave Móvel Digital” e escolher “Pedido de Chave”. Tem três opções para pedir este código. Saiba quais são.

Pedir com o Cartão de Cidadão

Para tal, vai precisar de um leitor de cartões, do Cartão de Cidadão e do código PIN de autenticação. Em seguida, deverá inserir os seus dados e seguir os passos indicados. Para confirmar o pedido, vai receber uma mensagem no telemóvel com um código de confirmação. Por uma questão de segurança, quando fizer a primeira autenticação com o seu PIN temporário, vai ser pedido que o altere para um PIN numérico à sua escolha.

Pedir através do Portal das Finanças

Deverá aceder ao Portal das Finanças com o seu número de Contribuinte e senha de acesso. Depois, insira os dados e siga os passos. Receberá, igualmente, por mensagem um código de confirmação e também lhe será solicitado que altere o PIN.

De ambas as formas, irá receber, no prazo de 5 dias, vai receber na morada do Cartão de Cidadão uma carta com o PIN temporário.

Presencialmente

Precisa de fazer agendamento prévio, devido à pandemia e deve levar consigo um documento de identificação, que pode ser o Cartão de Cidadão, Bilhete de Identidade ou Passaporte, e dirigir-se. Pode pedir a Chave Móvel Digital em diferentes locais:

  • Balcão dos serviços do IRN
  • Espaço Cidadão
  • Espaço Empresa
  • Balcão do registo criminal
  • Balcão do Registo Nacional de Testamento Vital (RENTEV)
  • No momento de levantamento do seu Cartão de Cidadão nos balcões do Instituto dos Registos e Notariado.

Como fazer a autenticação com Chave Móvel Digital

A Chave Móvel Digital é um sistema de autenticação em portais da Administração Pública e outros, que requer apenas dois passos de segurança:

  • PIN da Chave Móvel Digital (escolhido na ativação da CMD);
  • Um código de segurança numérico e temporário recebido por SMS, notificação via aplicação Autenticação.gov móvel, e-mail ou mensagem direta no Twitter.

Chave Móvel Digital: dúvidas frequentes

Perdi ou esqueci-me do PIN de autenticação da Chave Móvel Digital

Caso não saiba qual o seu PIN da Chave Móvel Digital, pode dirigir-se ao atendimento dos Espaços Cidadão ou Espaços Empresa, mediante agendamento prévio, ou ligar para a linha de apoio destes serviços para lhe atribuírem um novo PIN.

O código de segurança que recebi é para usar em todas as autenticações?

Não, o código de segurança de 6 dígitos que recebeu é único e temporário. Assim sendo, em cada autenticação recebe um novo código de segurança.

A que serviços posso aceder com a Chave Móvel Digital?

Pode aceder aos sites da administração pública, assim como aos sites de algumas entidades privadas, nomeadamente:

  • ePortugal
  • Segurança Social Direta
  • Portal das Finanças
  • Portal SNS
  • IMT Online
  • Registo Criminal Online
  • ADSE Direta
  • EDP Comercial
  • Caixa Direta – Caixa Geral de Depósitos
  • Millennium BCP
  • Novo Banco
  • Activobank