Evite pagamentos de multas ou perda de deduções por não saber quais as datas importantes IRS 2021! Conheça os prazos.

Do agregado familiar, à entrega da declaração anual, existem vários prazos para ter em conta ao longo dos próximos meses.

Neste artigo iremos enumera-los para que possa ter atenção.

Datas importantes IRS 2021. Conheça os prazos.

Fevereiro

Até ao dia 15

Data limite para comunicar à Autoridade Tributária e Aduaneira a atualização do seu agregado familiar.

Alguns dos problemas que nos surge no nosso escritório de alguns clientes passa pela não comunicação atempado do agregado familiar. Por vezes existem mudanças na situação familiar, por exemplo, o nascimento de filhos ou os filhos deixam de ser dependentes ou que passaram a estar em guarda conjunta ou o estado cívil alterou-se, etc. Todas estas situações deverão ser comunicadas até ao dia 15 de Fevereiro, sem falta.

Até ao dia 25

Uma das datas mais importantes no IRS é o dia 25. O dia 25 de Fevereiro marca o fim do prazo para validar e confirmar todas as suas faturas no portal e-Fatura (Consumidor). Note que caso seja trabalhador independente também tem que validar as faturas afectas à atividade. Em certas situações situações as despesas assinaladas como profissionais podem estar sujeitas a justificação.

Março

Até ao dia 15

É confirmado os valores disponíveis de dedução à coleta das despesas comprovadas por fatura. Esta informação já tinha sido disponibilizada, de certa forma, no portal e-Fatura, mas agora vai poder também consultar o total das suas deduções no IRS com despesas que não são obrigatoriamente registadas naquele portal, pelo facto de algumas entidades estarem dispensadas de emitir fatura (por exemplo: os juros relacionados com o crédito de habitação ou propinas de ensino).

Até ao dia 31

Caso não concorde com os valores apurados pela Autoridade Tributária e Aduaneira com base nas suas despesas, tem até ao dia 31 de março para reclamar o cálculo das deduções à colecta. Note que terá que fundamentar a sua reclamação!

Durante os dias 15 e 31 de Março pode avisar previamente as finanças sobre a sua vontade de consignar parte do seu IRS ou IVA, indicando qual o NIPC da entidade que quer beneficiar.

Datas importantesIRS 2021
Datas importantes IRS 2021

De Abril a Junho

Uma das datas mais importantes no calendário do IRS é a entrega da declaração anual, que é entre os 01 de Abril a 30 de Junho. Recomendamos a todos os nossos clientes e leitores deste artigo que não submeta logo o IRS, porque por norma existe erros/problemas que só serão ultrapassados depois de comunicados junto da Autoridade Tributária e Aduaneira. Recomendamos que inicie a submissão da declaração a partir do dia 15 de Abril.

Em Julho

Caso tenha entregue dentro do prazo legal, a Autoridade Tributária e Adianeira tem até ao dia 31 de Julho para lhe enviar a nota de liquidação de IRS. Este documento comprova que “acertou” as contas com o Fisco.

Em Agosto

Além de ser o mês que a maior parte dos portugueses vão de férias, é o mês para pagar o IRS. A data limite de pagamento do imposto é até ao dia 31 de Agosto (caso tenha cumprido com as datas de submissão do IRS).

Em Setembro

Até ao dia 15

Se tinha imposto a pagar, mas não realizou até ao dia 31 de Agosto, pode solicitar o pagamento do IRS a prestações. É importante referir que é necessário que tenha entregue a declaração de IRS dentro do prazo previsto e que não tenha dívidas relativas a outros impostos tais como IVA ou IMI.

Tem dúvidas a submeter o seu IRS? Fale connosco!